Confira empresas que contratam refugiados e migrantes e saiba como conseguir um emprego

15/02/2024
• Atualizado em 19 de julho de 2024
Duas pessoas apertam as mãos em um gesto de concordância mútua. Uma delas é do sexo masculino e a outra é do sexo feminino. Ambos estão em um ambiente corporativo. Na mesa em que estão sentados, há um notebook.
Profissional migrante formado pela Toti conquista emprego no Brasil

Com a temática da diversidade em evidência, existem cada vez mais empresas que contratam refugiados e migrantes no Brasil, estimulando sua reinserção social e laboral.   

Apesar de o número ainda ser modesto, observamos uma evolução significativa na promoção da inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. 

Afinal, as organizações já compreenderam que um ambiente plural impulsiona a inovação e promove um clima acolhedor. 

Ao mesmo tempo, essa inclusão faz parte da responsabilidade social das empresas. 

Neste conteúdo, listamos algumas das companhias que oferecem emprego para refugiados e migrantes no Brasil. 

 

Lista de empresas que contratam refugiados e migrantes no Brasil

 

As organizações abaixo contrataram ou contratam pessoas refugiadas e migrantes em parceria com a Toti Diversidade. 

 

Hospital Israelita Albert Einstein

 

Fundado pela comunidade judaica da cidade de São Paulo, o Hospital Albert Einstein possui mais de 60 anos de história. 

Inclusive, é considerado o melhor hospital da América Latina, de acordo com o ranking da AméricaEconomía Intelligence. 

Além de referência em tratamento médico, ele é reconhecido por suas ações de responsabilidade social e atividades de ensino e pesquisa. 

Em um de seus projetos, o Hospital Albert Einstein firmou uma parceria com a Toti Diversidade para capacitar pessoas refugiadas e migrantes em análise de dados de forma gratuita. 

Para aumentar a diversidade de suas equipes de trabalho, a empresa admitiu 14 profissionais formados.

E hoje é uma das principais parcerias de contratação de refugiados e migrantes da Toti Diversidade. 

Duas pessoas, uma do sexo masculino e outra do sexo feminino, estão sentadas à mesa dentro de um ambiente corporativo. Ambos estão olhando para a tela de um notebook.
Profissionais migrantes formados pela Toti e empregados no Hospital Albert Einstein

Neon

 

A Neon é uma instituição de pagamento pioneira na modalidade de conta digital no Brasil. Seu propósito é diminuir as disparidades sociais por meio de caminhos financeiros simplificados. 

Do mesmo modo, a companhia tem o compromisso de promover mais diversidade em suas equipes de trabalho e garantir um ambiente acolhedor e inclusivo para todos. 

Junto com a Toti, formou e contratou pessoas refugiadas e migrantes em situação de vulnerabilidade social na área de tecnologia. 

Além disso, a Neon constantemente abre vagas afirmativas para grupos minorizados. 

Iteris 

 

A Iteris é uma companhia multinacional brasileira que oferece serviços de tecnologia. É referência, principalmente, em soluções digitais de impacto, sustentáveis e ágeis. 

Foi reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar por cinco vezes, de acordo com o GPTW. 

Como signatária do Pacto Global da ONU, a empresa tem o compromisso de promover impacto social e inclusão. 

Para isso, possui programas afirmativos de contratação, como o Hackathon Decola e o SomoS, que têm o objetivo de inserir grupos minorizados no mercado de trabalho.

Atualmente, a Iteris é uma das empresas que contratam refugiados e migrantes no Brasil em parceria com a Toti. 

Grupo Globo

 

O Grupo Globo é formado por empresas que criam, produzem e distribuem conteúdos sobre jornalismo, esporte e entretenimento. 

Entre as marcas que compõem o Grupo Globo estão a Editora Globo, a Globo, o Sistema Globo de Rádio, Globo Ventures e Fundação Roberto Marinho. 

A responsabilidade social é um dos pilares do grupo, e por isso, são desenvolvidas ações em prol da educação, empregabilidade, cultura e meio ambiente.

Com a contribuição da Toti, o grupo já empregou diversas pessoas refugiadas e migrantes em suas equipes. 

Alura LATAM

 

A Alura é uma instituição de ensino em tecnologia que conta com diversos cursos, como UX, inovação, data science, entre outros. 

Além disso, a Alura está comprometida com a diversidade e inclusão, e por isso, realiza parcerias para impulsionar a educação para grupos sub-representados, como negros e mulheres. 

Da mesma forma, também é uma das empresas que contratam refugiados e migrantes no Brasil.

Tecnologia Única 

 

Criada em 2004, a Tecnologia Única é uma empresa que oferece serviços na área de fidelização para diversos segmentos.

A companhia conta com mais de 250 colaboradores e possui faturamento superior a R$40M. 

Além do seu pilar de inovação, a Tecnologia Única realiza projetos sociais com foco em capacitação e inclusão. 

Assim, por meio de uma parceria com a Toti, já proporcionou emprego para refugiados e migrantes em seus times de desenvolvimento web. 

Cognizant

 

A Cognizant é uma multinacional do setor de tecnologia da informação especializada em transformação digital. 

É uma empresa que abraça a diversidade e inclusão em todas as suas esferas. Por isso, mantém o compromisso de promover diversidade na liderança e possui políticas e ações claras de igualdade de emprego, prevenção de assédio e bullying no local de trabalho. 

Além disso, é uma das empresas que contratam refugiados e migrantes no Brasil em parceria com a Toti Diversidade. 

Ed company

 

A Ed Company é uma empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de software. 

A principal premissa da organização é fornecer soluções tecnológicas que preparem as empresas para as transformações exigidas pelo mercado e dentro do prazo necessário para o cliente.

Um dos princípios da companhia é a valorização de pessoas. Por isso, ela contrata pessoas diversas, incluindo refugiados e migrantes, e estimula a liberdade e o desenvolvimento de seus colaboradores.  

Conheça as iniciativas da Toti Diversidade 

 

A Toti Diversidade é um negócio social que promove a capacitação e a inclusão de pessoas refugiadas e migrantes no setor de tecnologia. 

Assim, oferecemos diversas formações profissionalizantes gratuitas nessa área, como front-end, back-end, full stack, suporte técnico, análise de dados, entre outras. 

Além disso, possibilitamos a conexão dos nossos estudantes com empresas parceiras da Toti. 

Dessa forma, já contribuímos para gerar empregabilidade e, assim, aumentar a renda de profissionais migrantes e refugiados em média 200%. 

Conheça o nosso Programa de Carreira

Pessoas sentadas em cadeiras conversando. As cadeiras estão uma de frente para a outra, fazendo alusão a uma roda de conversa. A foto é de um evento realizado pela Toti para reunir empresas que contratam refugiados e migrantes e facilitar o networking das partes envolvidas.
Feira de Talentos promovida pela Toti Diversidade

 

Conheça a plataforma Empresas com Refugiados 

 

A plataforma Empresas com Refugiados tem o objetivo de promover a inclusão de pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio no mercado de trabalho brasileiro. 

A iniciativa surgiu por meio de uma parceria da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e do Pacto Global da ONU no Brasil em 2019. 

Atualmente, a plataforma atua com projetos específicos em quatro diferentes áreas: promoção da empregabilidade, apoio ao empreendedorismo, incentivo à educação e realização de iniciativas de sensibilização e engajamento. 

Um dos destaques da plataforma é o Fórum Empresas com Refugiados, que reúne organizações interessadas em apoiar a integração de pessoas refugiadas no mercado de trabalho. 

Organizações participantes do Fórum: confira as empresas que contratam refugiados e migrantes 

 

Accor
Amanco Wavin
A.C. Camargo Cancer Center
BRF
Cobasi
EMDOC
Renner
Sodexo
Iguatemi
Cashier Cold

Para conhecer mais empresas que apoiam a contratação de refugiados e migrantes no Brasil, acesse a plataforma Empresas com Refugiados

Como conseguir emprego sendo refugiado ou migrante no Brasil?

 

Em primeiro lugar, é preciso acompanhar projetos e empresas que apoiam a inclusão de pessoas refugiadas e migrantes no mercado de trabalho. 

Ao longo deste texto, você conheceu organizações que apoiam essa causa. A partir de agora, você pode, por exemplo, seguir essas instituições no linkedin, realizar sua inscrição no banco de talentos, acompanhar as páginas de carreiras e fazer networking com pessoas que trabalham nessas empresas. 

É possível também realizar sua inscrição em projetos de capacitação ou participar de eventos alinhados aos seus interesses profissionais. 

Além disso, para conseguir trabalho para imigrantes no Brasil, é necessário adotar medidas que outras pessoas candidatas realizam. Abaixo, seguem algumas dicas:

1 – Faça cursos de capacitação, principalmente em instituições com histórico de geração de empregabilidade;

2 – Acompanhe sites de vagas confiáveis, por exemplo: vagas.com, indeed, catho, 99jobs, trampos e o próprio Linkedin;

3 – Personalize seu currículo de acordo com cada vaga, buscando inserir os mesmos termos que constam na descrição do cargo;

4 – Tanto no seu currículo quanto na entrevista, destaque os resultados que você ajudou a alcançar (caso tenha experiência);

5 – Enfatize os idiomas que você domina e mostre como isso pode ser importante para a empresa;

6 – Prepare-se para a entrevista de emprego. Procure informações sobre a empresa, como cultura e valores. Além disso, identifique quais são as perguntas mais comuns em processos seletivos e prepare boas respostas. 

Conteúdo do Artigo

Você também vai gostar!

Notebook em uma mesa exibe códigos de programação. Na mesa, também há um caderno e uma caneta.

O que é DOM e como funciona no contexto do desenvolvimento web?

Entenda o que é DOM no contexto do desenvolvimento web e entenda como ele pode te ajudar a criar páginas interativas. Confira exemplos.
Duas pessoas seguram uma prancheta com algum documento. Na foto, apenas aparecem as mãos dessas pessoas. Na mesa em que elas estão sentadas, aparecem alguns documentos. É provável que estejam em uma entrevista de emprego falando sobre pretensão salarial.

Devo colocar a pretensão salarial no currículo?

Saiba como definir a sua pretensão salarial e se é preciso adicioná-la ao seu currículo. Confira como falar sobre valores na entrevista.
Na foto, duas pessoas estão conversando e sorrindo. Uma delas é Carmen, uma mulher parda de cabelos pretos, natural da Venezuela. A outra pessoa é Wladimir, um homem venezuelano com barba. Ambos estavam em um evento para procurar trabalho para imigrantes no Brasil.

Como encontrar trabalho para imigrantes no Brasil

Confira as principais dicas de como encontrar trabalho para imigrantes no Brasil, desde a legalização de documentos até a preparação para entrevistas.

Faça parte da maior comunidade de refugiados e migrantes no Brasil

Inscreva-se para fazer parte da maior comunidade de imigrantes profissionais de tecnologia no Brasil. Receba os melhores conteúdos para alavancar a sua carreira.

Faça parte da maior comunidade de refugiados e migrantes no Brasil

Inscreva-se para fazer parte da maior comunidade de imigrantes profissionais de tecnologia no Brasil. Receba os melhores conteúdos para alavancar a sua carreira.