O uso do ChatGPT para programação já é uma realidade. Diversas pessoas desenvolvedoras ao redor do mundo estão aproveitando essa inteligência artificial (IA) para aumentar sua produtividade.
O bom é que, além de otimizar o fluxo de trabalho, essa IA também pode ajudar você a criar um cronograma de estudos para aprender a programar.
Portanto, entrevistamos o desenvolvedor de software Pedro Pancine para entender como usufruir dos benefícios dessa tecnologia.
Por que utilizar o Chat GPT para programação?
Apenas dois meses após o seu lançamento, o ChatGPT já possuía 100 milhões de usuários. Com isso, passou a ser considerado o aplicativo de maior crescimento da história, de acordo com o banco suíço UBS.
No campo do desenvolvimento web, há várias razões pelas quais você deveria solicitar ajuda ao ChatGPT para programar. Confira:
- O Chat GPT pode esclarecer dúvidas sobre problemas em um código;
- Ele também pode analisar grandes quantidades de códigos e fornecer sugestões de melhoria rapidamente;
- Ele também pode fornecer auxílio em atividades operacionais, enquanto você foca em atividades mais estratégicas.
Como usar o ChatGPT para programação
Nos estudos
Explicação de conceitos teóricos
O ChatGPT pode explicar conceitos teóricos sobre o universo da tecnologia, como algoritmos, versionamento de código e qualquer outra dúvida que possa surgir durante o seu aprendizado.
Abaixo, segue uma ideia de comando que você pode utilizar. Basta substituir os termos entre colchetes pelo o que você deseja.
Comando: Qual é a diferença entre [conceito A] e [conceito B] em linguagem de programação?
É crucial, porém, checar as informações em outras fontes para confirmar o que foi dito. Lembre-se que aprender a programar requer prática e um ambiente de desenvolvimento adequado.
A IA pode potencializar o seu estudo, mas não substitui cursos profissionalizantes e graduações.
A Toti oferece diversas formações gratuitas para migrantes e refugiados na área de tecnologia. Confira aqui.
Solicitação de exemplos
É possível também pedir ao ChatGPT exemplos de códigos para determinada tarefa. Dessa forma, pode ser mais fácil entender como funciona a programação na prática
Confira, a seguir, uma ideia de interação:
Comando: Gostaria de um exemplo de código para resolver [um determinado problema]
No entanto, é válido reforçar que os códigos gerados podem não estar totalmente corretos. Por isso, é recomendado que você compare a sua estrutura com recursos confiáveis, como tutoriais, e tenha auxílio de professores ou outras pessoas da área de tecnologia.
Montar um cronograma de estudos
O ChatGPT também pode fornecer orientações sobre quais tópicos são essenciais para iniciar a sua jornada de aprendizagem. Para isso, o comando abaixo pode ser útil:
Comando: Sugira um cronograma de estudos para que eu possa aprender a programar. Liste tópicos importantes.
Confira aqui o cronograma completo sugerido pelo ChatGPT
É possível também personalizar a sua solicitação de acordo com metodologias e com as horas disponíveis para estudo. Veja, abaixo, um exemplo de comando:
Comando: Imagine que você é um professor de programação. Utilize o Princípio de Pareto, que afirma que 80% dos resultados são gerados a partir de 20% dos esforços, e crie para mim um plano de estudos personalizado para aprender sobre programação. Liste tópicos importantes e considere que eu tenho 1 hora diária disponível para me dedicar.
No dia a dia de trabalho
Esclarecimento de dúvidas
Para o desenvolvedor Pedro Pancine, o ChatGPT é uma ferramenta bastante útil para agilizar atividades rotineiras.
“Na semana passada, tive dúvidas em relação a uma seção de um código que não estava fazendo muito sentido para mim. Então, criei um chat para obter uma perspectiva mais ampla do que estava acontecendo”, diz.
A seguir, Pancine mostra como utiliza, na prática, essa inteligência artificial:
Neste link, você encontra a conversa completa
Já no exemplo abaixo, Pancine pergunta, em inglês, ao ChatGPT o que está acontecendo com o código que ele escreveu. Veja:
Clique aqui para conferir a conversa completa.
Validação de código
Algumas pessoas programadoras utilizam o ChatGPT também para identificar erros no código e validar os seus projetos.
No entanto, Pedro lembra que é preciso ter muito cuidado para não inserir informações sigilosas. “Geralmente, eu pego uma porção pequena do código e também altero o nome da função, dos métodos e das variáveis. Verifico qualquer possível chave secreta ou brecha que pode afetar a empresa”, afirma.
Ao final deste texto, você vai encontrar outras precauções que você deve ter ao utilizar essa IA.
Revisão de textos
Outra utilidade interessante dessa IA é a criação e correção de textos. Pedro explica que, como trabalha em uma empresa multinacional, precisa criar apresentações em inglês e em português.
“Uma abordagem que adoto é solicitar que corrija e identifique possíveis erros em um texto que pretendo enviar a outras pessoas”, comenta.
Confira um exemplo de como utilizar esse recurso:
Clique aqui para conferir a conversa
Além disso, é interessante aliar o ChatGPT com uma ferramenta específica para revisão de texto, como o LanguageTool. Assim, você pode comparar as sugestões fornecidas.
Dicas para aproveitar o ChatGPT para programação de forma eficiente
- Envie perguntas diretas e específicas. Caso a resposta fuja do tema, informe o erro e apresente mais detalhes na próxima pergunta;
- Em temas mais complexos, comunique que deseja uma resposta mais detalhada. Caso seja necessário, você pode solicitar que ele explique o assunto para uma criança. Dessa forma, o chat irá explicar o tema da forma mais clara e didática possível.
Cuidados ao utilizar o ChatGPT para programação
- Para manter o sigilo de informações, não copie o código diretamente da empresa. Também não insira dados privados. Além disso, inclua nomes fictícios e tente utilizar uma parte menor do código no chat;
- Use o seu bom senso para avaliar as informações recebidas. O ChatGPT é treinado para gerar respostas com base em padrões e não possui capacidade de julgamento;
- Não confie plenamente nas respostas fornecidas. Verifique a documentação da linguagem para garantir que todos os métodos, funções e parâmetros do código estão corretos.
Por fim, Pedro reforça que a responsabilidade pela qualidade e segurança do sistema é da pessoa desenvolvedora. ”Portanto, é necessário tomar medidas adicionais para garantir que o código utilizado nos projetos seja confiável e livre de erros”, conclui.